O que fazer com seu lixo.



Plano de coleta, seleção e destinação correta do lixo reciclável doméstico e comercial.
Todos materiais passíveis de reciclagem (99% do lixo produzido) sem aumento de custo para o município e para os participantes, gerando empregos e oportunidades para a comunidade local. Colaborando com a limpeza pública, PROTEGENDO O MEIO AMBIENTE.

Os grande lixões, além de poluirem o solo, trazem  mal cheiro, doenças, poluição das nascentes e rios. Os oceanos praticamente não contam com políticas de conservação. Enquanto a conservação de parques e reservas abrange algo em torno de 9% da superfície terrestre, nos oceanos,   ocupam menos de 1%. Além disso, são jogadas cerca de 6,5 milhões de toneladas de lixo, por ano nos oceanos só no Brasil,  sem contar os acidentes com vazamentos de petróleo, os naufrágios de navios e submarinos com carga ou combustível nucleares e as descargas contínuas de esgotos!
Se você quer implantar a coleta seletiva, na sua residência ou local de trabalho, Leia com atenção a baixo como separar o lixo corretamente, faça um movimento conjunto e planeje campanhas e a retirada dos materiais recicláveis.

COMO COLOCAR A RECICLAGEM EM PRÁTICA.


Em sua casa, apartamento ou trabalho, as orientações a seguir:-
Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois  bem, separe vários sacos plásticose vá colocando cada tipo de lixo em um deles.
É fácil...basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho"  no sarrafo, um nome para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes, logo  terá muitas pessoas de olho naquele lixo que vale dinheiro.
Procure usar sacolas plásticas biodegradáveis para separar seu lixo doméstico
.


-Saco nº 01:  
 Papéis revistas, jornais e seus derivados. Como reciclar papel

-Saco nº 02:  
Vidros, lâmpadas, garrafas etc

-Saco nº 03:  
Brinquedos, garrafas plásticas etc.

-Saco nº 04: 
 Artigos de borracha. Caso tenha pneus velhos para jogar, tome cuidados  deixá-los sempre secos, você já deve ter ouvido falar na Dengue. Fure-os ou corte em pedaços. Ou também você poderá levá-los em lojas de vendas de pneus.

-Saco nº 05:  
Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc.

-Saco nº 06:  
Metais diversos,  latas, arames, pregos, alumínios etc.

-Saco nº 07:
Objetos  Perigosos como: Baterias em geral, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo, pois estes produtos são altamente contaminadores e perigosos.  

-Saco nº 08:  
Orgânicos como: restos de comida, ossos etc.

-Saco nº 09:
Papéis usados, ( higiênico por exemplo ), guardanapos, fotografias, fita crepe,tocos de cigarros, esponjas de aço usadas, panos sujos dentre outro  

ÓLEO DE FRITURAS:
Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo, guarde-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa.

CINZA DE CIGARRO:
Nunca jogue fora a cinza do cigarro, pegue latas de leite ou chocolate vazia e vá colocando as pontas dos cigarros e guardando as latas cheias em casa até que a ciência encontre uma aplicação para este resíduo altamente tóxico, colabore com o meio ambiente, já que não consegue parar de fumar faça este pequeno gesto de carinho. Já existem pessoas que reciclam os tocos de cigarros.

        Hoje no Brasil são jogados fora todos os dias, cerca de 228.000 toneladas de lixo, um desperdício de milhões de dólares.

        Faça sua parte como um bom cidadão, contribua para uma cidade limpa e seu meio ambiente bem cuidado, aproveite o embalo e plante uma "Árvore"nativa.


"LIXO SEPARADO É DINHEIRO ACUMULADO"!!

1 comentários:

o mundo gira disse...

Mto bom. Valeu pelas dicas.