Ambientes totalmente sustentáveis.

















O que é permacultura? Você ja ouviu falar nessa expressão?

Criada pelos ecólogos australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970, a Permacultura significa cultura permanente, ou seja, a sustentabilidade ecológica, estendendo-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.


Veja abaixo as definições de Permacultura:

-Síntese de práticas agrícolas tradicionais com idéias inovadoras. Une conhecimento secular às descobertas da ciência moderna, proporcionando por exemplo, o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma viável e segura para o agricultor familiar.

-Utilização de pensamento sistêmico para a concepção de princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.

-Sistema de desenho para a criação de ambientes humanos sustentáveis, economicamente viáveis e ecologicamente corretos. A idéia é produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, aplicando qualidades inerentes das plantas e animais combinadas com características naturais dos terrenos ou edificações, utilizando a menor área possível.


Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.


No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.


Lendo as definições acima, talvez você não consiga visualizar a Permacultura no dia-a dia. Sendo assim sugiro a vocês assistirem os videos abaixo:


* Canteiros Biosépticos
* Sistema de captação de águas de chuva
* Sanitário Seco
* Instituto de Permacultura (globo repórter)

Permacultura, tem tudo a ver com tecnologias sociais sustentáveis. Essas tecnologias podem ser utilizadas na sua escola para melhorar a qualidade de vida de sua comunidade

Permacultura segue os padrões da natureza onde tudo é interligado e tudo que é criado num sistema permacultural deve obrigatoriamente ter mais de uma função.

Por exemplo: hortas mandalas, além de fornecer alimentos, contribuem para estética do ambiente; jardins: ao invés de somente contribuir para a estética do ambiente ele também deve fornecer alimento, ou seja, deve ser um jardim comestível.

Saiba mais de Permacultura aqui.

0 comentários: