Indústria do tabaco realiza atividades de preservação ambiental.


O Sindicato da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas comemoraram o Dia Nacional da Conservação do Solo na quinta-feira, 15, reforçando as ações de preservação ambiental. É por meio do trabalho dos orientadores agrícolas que os produtores integrados recebem informações sobre as melhores práticas, como cultivo mínimo, plantio direto e adubação verde.

Além do trabalho contínuo de orientação, o Programa Microbacias, realizado desde 2005, reiniciou suas atividades de coleta de amostras de solo junto às microbacias de Arvorezinha, Cristal e Santa Cruz do Sul. O acompanhamento é realizado por pesquisadores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater, além de parcerias internacionais com universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Para o Professor Jean Minella, do Departamento de Solos da UFSM, responsável pelo monitoramento dos resultados do programa, as ações tem como objetivo principal a avaliação do impacto das atividades agrícolas e de ocupação das terras sobre o solo e os recursos hídricos. “No período de estudo, 2002 até o momento, o manejo do solo foi modificado sensivelmente com a introdução gradual de práticas de conservação do solo como o cultivo mínimo, o plantio em nível, o uso de plantas de cobertura, dentre outras práticas”, revela Minella.

Lembrando a vocês:

Segundo maior poluidor das praias brasileiras, a bituca de cigarro leva cerca de cinco anos para sumir do mapa. Enquanto isso, segue matando animais e aves marinhos, que confundem a bituca com alimento, entopem bueiros e poluem o solo e as águas com suas substâncias tóxicas - chumbo, cádmio e arsênio. Em alguns casos podem causar incêndios. Apesar de experiências, transformando a bituca em papel, ela ainda é considerada um item não reciclado.

Em Londres, jogar bituca de cigarro na rua custa uma multa de 50 libras.

Bitucas de cigarro jogados nas ruas e nas praias criam sedimento tóxico e podem poluir tanto quanto o esgoto comum.


Preservem nosso bem maior, a natureza.
Paz a todos.

0 comentários: